CUIDADOS COM A SAÚDE DOS IDOSOS NO INVERNO: NA ALIMENTAÇÃO, EXERCÍCIO FISICO, VESTUÁRIO E BANHO

A relação dos idosos com o frio.


Com frio a musculatura costuma se contrair, o que ocasiona dores no corpo. Quem sofre de problemas nas articulações e na circulação do sangue, males típicos em idosos, sente os efeitos do frio com mais intensidade. A terceira idade também costuma sentir mais frio porque possui menos gordura no corpo e têm a pele mais fina. 

NUTRIÇÃO PARA IDOSOS
A boa alimentação também deve estar presente no inverno. Os idosos costumam comer muitos hidratos de carbono como pães e massas, o que pode desequilibrar a ingestão de nutrientes e levar à baixa imunidade. Opte por proteínas mais saudáveis como peixes, frutas e verduras e muito líquido para hidratar. Muitos idosos possuem também têm queda de vitamina B12, importante para a memória, encontrada em ovos, derivados de leite e bife de fígado. Ofereça ainda caldos e sopas nutritivos que alimentam e aquecem o idoso nos dias frios.

EXERCÍCIO FÍSICO
Se o idoso não tiver restrição médica ele deve se exercitar no frio normalmente, de preferência em ambientes fechados. Ficar parado é prejudicial e pode levar à atrofia do sistema muscular, a complicações digestivas e à perda de vitalidade, além de contribuir com a obesidade, o envelhecimento do corpo e o agravamento de doenças.
Para quem já sofre de problemas articulares como artrite e artrose, é melhor investir em atividades com menor impacto como hidroginástica - a água aquecida ainda estimula a circulação do sangue e relaxa. O pilates também é um ótimo aliado para prevenir doenças da terceira idade e dar mais autonomia ao idoso.
Além dos exercícios físicos convencionais, o idoso deve se movimentar sempre que possível, caminhando ao ar livre em horários menos frios ou em lugares fechados como centros comerciais.

VESTUÁRIO
O idoso deve sempre proteger o pescoço, a lombar e os pés, que são as áreas do corpo mais recetivas ao frio. Agindo assim também ajudará a evitar que o idoso contraia gripes e resfriados com facilidade. Ambientes aquecidos também são benéficos para a saúde deles. Utilize ar-condicionado sempre que necessário para aquecer o ambiente do idoso.

BANHO QUENTE
O banho quente possui inúmeros benefícios como aliviar as dores musculares. Jatos de água quente na área dolorida ajudam a recuperá-la. Outro benefício é a sensação de relaxamento causada pela dilatação dos vasos sanguíneos que, por sua vez, faz fluir melhor o sangue e o oxigênio. Relaxar ajuda o idoso que sofre com doenças como depressão e melhora a qualidade do sono. O banho quente também ajuda a diminuir sintomas de gripes e constipações.