5 DICAS PARA TREINAR A MEMÓRIA

É um  facto que com o passar dos anos a memória acaba por  ficar afetada. Principalmente após os 60 anos, os neurónios tendem a diminuir e alguns déficits de memória acabam sendo naturais, mas o importante é antes dessa idade chegar exercitar a mente e criar conexões cerebrais ao máximo, já que nem medicamentos surtem o mesmo efeito de um cérebro ativo e bem trabalhado durante toda a vida.

Leitura, estudos, aprender coisas novas, comer bem e ter uma boa noite de sono estão entre as principais dicas  que podem fazer uma diferença enorme na corrida contra o relógio biológico. Confira: 

1-  Aprender
O cérebro habitua-se às atividades rotineiras e quando  se depara com novas informações e precisa processá-las é sinal de que ele está sendo trabalhado. Um curso temporário, uma segunda graduação, uma leitura diferente ou aprender a tocar um instrumento diferente ou mexer com informática. A ideia aqui é manter as sinapses em ação. 

2-  Desafiar a mente
Fazer contas de cabeça pode estimular as conexões neurais.

3-  Sono
Até aquela meia hora de sono depois do almoço já ajuda a melhorar a capacidade de armazenamento cerebral, além de favorecer a criatividade para o restante do dia.  Isso sem falar nas 8 horas essenciais todas as noites que servem para consolidar as aprendizagens do dia. 

4-  Cultivar o ócio
Até para ser mais inteligente é preciso ficar sem fazer nada. O ócio e os momentos prazerosos são essenciais para abaixar os níveis de cortisol que  aumentam em momentos de stress e prejudicam a fixação da memória.  

5-  Alimentação
Os ricos em ômega 3 estão entre os principais responsáveis por ativar as áreas cerebrais responsáveis pela memória e não é tão difícil inseri-los na dieta: Morangos, salmão, quinoa, linhaça, chia e tomate já garantem o benefício.