No dia da ALIMENTAÇÃO partilhamos bons hábitos alimentares para a terceira idade


Bons hábitos alimentares na terceira idade

 

As mudanças que o corpo sofre durante a terceira idade exigem uma alimentação diferente das outras fases da vida

 


Dicas de bons hábitos alimentares:

Faça pelo menos três refeições (pequeno almoço, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não saltar as refeições e comer devagar, mastigar bem os alimentos, é fundamental. Em caso de dificuldade para mastigar alimentos sólidos como carnes, frutas, verduras e legumes, pode-se picar, ralar, amassar, desfiar, moer ou bate-los no liquidificador.

Ingira diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como a batata e raízes como o aipim. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

Coma pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação.

Limite óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina a no máximo uma porção por dia.

Evite refrigerantes e sumos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas. Limite esses alimentos a no máximo duas vezes por semana.

Diminua a quantidade de sal na comida. Para temperar e valorizar o sabor natural dos alimentos utilize temperos como alho, cebola e ervas frescas e secas ou sumo natural de frutas, como limão.

Determine a ingestão de pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. O baixo consumo de água pelo idoso, associado a uma série de alterações nos mecanismos de controle de água no organismo, leva muito facilmente à desidratação. A redução da água corporal total do idoso é de 20%. Quem convive com idosos frequentemente escuta “não sinto sede”, “não gosto de água”. Incentivar o consumo de água é fundamental na alimentação saudável de qualquer pessoa e especialmente do idoso.

Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.